quinta-feira, 18 de julho de 2013

* Redes sociais nunca foram gratuitas!

Os detentores do poder político, os usurpadores sociais, estão acordando e se preocupando sobre o que postamos nas Redes sociais!
Interessante como as redes sociais são temidas e respeitadas atualmente.
Até nos discursos dos políticos há citações, como por exemplo, "vi comentários nas redes sociais..."
Movimentos políticos e sociais são marcados usando apenas as redes sociais. Como por exemplo, o Movimento Contra a Corrupção. Redes sociais mostram ter mais poder que os jornais em papel, as emissoras de rádios e redes de tv. A tal ponto que todos esses meios de comunicação têm perfis nas redes sociais e divulgam as notícias do dia via twitter e via facebook.
Pessoas que não valorizavam as redes sociais, atualmente se dobraram diante do poder da informação que temos em mãos quando enviamos mensagens. 
Eu sempre acreditei e busquei novas propostas de comunicação. E desde o início, em blogs, orkut, etc utilizei a internet para divulgar a literatura e informar. Enviei convites para muitos amigos há alguns anos, quando fiz meu perfil no Facebook. Havia quem dizia não gostar e de repente vejo dia todo navegando no facebook via celular. E eu que convidei, não uso facebook no celular... 
Hoje, muita gente toma base de comunicação e até de vida, no facebook e no twitter... 
Já se foi o tempo em que as Redes Sociais eram coisa de desocupado, de adolescente que não tá querendo estudar e fica matando tempo na internet. Hoje elas são utilizadas por pessoas de todas as idades, classes sociais, países, etc.  A internet funciona também como meio de se educar (ou se deseducar). Há sites e portais de educação, cursos online pagos e gratuitos. Não há desculpas sobre falta de oportunidades.
As redes sociais estão cada vez mais ganhando a atenção, seja de usuários comuns, até empresas interessadas em difundir sua marca, ou interessadas em uma maior aproximação de seus clientes.
Essas redes sociais são bastante uteis se levado em conta as infinitas possibilidades de crescimento social, profissional, oportunidade de propagação de marcas em escala mundial, a troca intensa de informações, entre outras fornecidas por esse universo de opções criado pelas redes.
São vários os motivos que ensejam a participação de uma pessoa nas “redes sociais”: socialização, entretenimento, negócios, divulgação de pensamentos, projetos e eventos, visibilidade, etc.
O mundo empresarial descobriu nas mídias sociais uma nova e eficaz forma de se relacionar com o público consumidor. A imagem da organização ganha força na utilização das redes sociais. É incontestável como esse tipo de comunicação influencia na decisão de compra dos internautas. Os negócios são realizados com maior rapidez. Portanto, as redes sociais trouxeram para as empresas uma alternativa de divulgação dos seus produtos e comunicação com sua clientela bem mais eficaz e a custo bem menor do que nas chamadas mídias tradicionais.

As informações circulam em tempo real. A interação entre as pessoas se faz com muito maior abrangência. Amigos distantes se reaproximam. A troca de idéias potencializa a importância das redes sociais nas nossas vidas. Os relacionamentos se multiplicam. Alargam-se os campos de pesquisas. Não há necessidade de deslocamentos físicos para que se possa usufruir momentos de lazer. São espaços de debate social.
Porem as Redes Sociais também tem seu lado negativo e, como seus benefícios atingem todos os tipos de usuários. Levando em conta o usuário comum, temos alguns males que são patrocinados pelas redes como, indiferença à vida cotidiana, amizades fictícias, alienação, depressão, isolamento, entre outras coisas. Já as empresas, estão vulneráveis a perigos como o de críticas agressivas, segurança, difamação da marca, uso inadequado da linguagem, radicalismo, etc.
Torna-se um caos na vida dos internautas, quando falta sinal de internet ou quando têm dificuldades para fazer os contatos via redes sociais...
Existe o lado maléfico. Há grupos de terapia para viciados em redes sociais porque o excesso se torna uma patologia mental.
No que concerne ao financiamento de tudo isso que é oferecido grátis?

Em março de 2011 a Revista Superinteressante publicou artigo com Fontes Consultorias Pingdom e Candytech; revista Forbes
Por trás da rede social de A Rede Social há 60 mil servidores. E muita fé também: se você comprasse o Facebook hoje teria que esperar 100 anos para o investimento dar retorno. Mas tudo bem: pelo menos você seria dono do maior álbum de fotos da história da humanidade.
1 BILHÃO DE PESSOAS
O Facebook ganha 8 novos membros por segundo. Se continuar nessa toada, deve saltar dos 500 milhões de usuários de hoje para 1 bilhão no começo de 2013. No Brasil são só 11 milhões, contra 50 milhões do Orkut. Só que ele cresce 10 vezes mais rápido que o concorrente pioneiro. Mantendo o ritmo de hoje, o Feice ultrapassa o Orkut lá por abril de 2012.
55 BILHÕES DE FOTOS
A graça do Facebook são as fotos. Não é a gente que está dizendo, mas Mark Zuckerberg, o chefe. São 55 bilhões delas ali. Com isso, o Facebook pode dizer que é o maior álbum online da história - o Flickr, segundo colocado, tem 10 vezes menos. Isso dá uma média de 110 fotos por pessoa. Pouco, até. Mas a coisa deve crescer bem: só na noite de Ano Novo entraram 750 milhões de fotos. 
60 MIL SERVIDORES
Essa é a quantidade de máquinas que guardam o conteúdo da rede social - segundo estimativas da indústria, porque o Facebook não revela o número exato. O custo estimado para rodar os 60 mil servidores é de US$ 100 milhões por ano. E vai crescer: a rede social está construindo um data center do zero no Oregon, do tamanho de 26 Maracanãs. 

De onde vem todas as despesas para manter os poderosos sistemas de computadores das redes sociais que armazenam trilhões de informações diárias de todos os internautas no mundo todo?

Os criadores do Orkut, do Facebook, do Twitter, Skype, como ficaram milionários?
Informações da Revista Superinteressante de março de 2011:
O 10º HOMEM MAIS RICO DO BRASIL
Eduardo Saverin, o brasileiro cofundador do Facebook que foi passado pra trás por Zuckerberg, entrou numa batalha judicial contra o ex-amigo e terminou como dono de 5% do site. Isso o deixa hoje como o 10º homem mais rico do Brasil, já que o Facebook está avaliado em US$ 50 bilhões. Com US$ 2,5 bilhões de dólares, Saverin está logo atrás de Abílio Diniz e de Antônio Ermírio (US$ 3 bi cada). E ele tem 29 anos.
LUCROS MIÚDOS
O Facebook divulgou que teve lucro de US$ 355 milhões nos primeiros 9 meses de 2010 - o que leva a uma estimativa de US$ 473 milhões no ano. É pouco para uma empresa avaliada em US$ 50 bilhões. A Amazon, que vale a mesma coisa, deu US$ 900 milhões. A Bayer, US$ 1,9 bilhões. Mas ok: a expectativa dos investidores é que o Facebook logo dê tanto quanto o Google com publicidade online: US$ 2,5 bilhões. Por esse ponto de vista, US$ 50 bi ainda está barato. O Google vale 4 vezes mais. 


Nesse mundo capitalista algo é oferecido gratuitamente, com certeza há grandes interesses de aquisição de informações para os políticos dos países poderosos e para os grandes empresários, principalmente. Se a todo momento as pessoas enviam mensagens sobre costumes, gostos, preferências, então as grandes agências e empresas de publicidade dos políticos e da indústria têm acessos e utilizam essas informações. 
Não estamos nas redes sociais gratuitamente, porque sem perceber consumimos o que a maioria indica nos bate papos e postagens!
E qual intenção de estimular muita gente a ficar em casa diante de um computador, longe de um convívio social de calor humano e trocas de afetos pessoais?
Sejamos coerentes e reconheçamos que o entrelaçado capitalista está muito forte e quem pensa está construindo algo, na realidade está induzido pelo sistema.
Veja este artigo que tem fundamentos contundentes:

O programa de internet Facebook é uma simpática ferramenta de comunicação social, um instrumento que permite contatar e arquivar os endereços e outros dados dos amigos e familiares que conhecemos. Mas, também se constitui numa mina de informação para os órgãos de inteligência que exploram estes dados e, que graças ao Facebook, sabem tudo sobre você.
Quem é o Facebook? Quem está por traz desse projeto? É tão espontâneo com dizem? Obedece só a iniciativas cidadãs sem nenhuma ideologia por traz?
Segundo informou uma fonte especializada que pediu anonimato, descobriu-se que o Facebook é uma arma militar de espionagem e desestabilização, criada pelos setores mais extremistas da direita (os sinistros “neocons” ou neoconservadores) para obter informação dos usuários e manipulá-los com fins geopolíticos e estratégicos. 
Segundo essa fonte, participam no Facebook todos os 16 serviços de inteligência dos EUA, começando pela CIA, o Pentágono e o Departamento de Defesa. “Coletam e guardam tudo. Nada lhes escapa: fotos, e-mails, conversas, imagens, música, etc. Com isso estabelecem um ‘perfil’ psicológico, sociológico e político de cada pessoa e assim os mantêm sob vigilância. Uma vez que a pessoa ingressa, não a deixam sair, e se esta consegue, toda a informação privada fica armazenada lá”. 
Na área da exploração comercial e consumo, segundo The Guardian, encontram-se comerciantes sem escrúpulos de Silicon Valley, Coca Cola, Microsoft, Blockbuster, Sony Pictures, Verizon, e Conde Nast, entre outras.
“È um serviço que fomenta o individualismo para manter um maior controle da massa. Geralmente, faz os imbecis acreditar que eles são importantes e os levam a cometer qualquer ato que os verdadeiros interessados desejem sem ter uma participação direta que os implique. Se coloco uma boa foto minha com uma lista das minhas coisas favoritas, posso construir uma representação artificial de quem sou. Também estimula uma competitividade inquietante na amizade: pareceria que com os amigos a qualidade não conta e a quantidade é rainha”, acrescenta Tom Hodgkinson. 
“Não se necessita muito cérebro para fazer parte do grupo e sempre se incentiva a recrutar mais ‘amigos’, acrescenta. A pessoa vale pelo número de ‘amigos’ que recruta. Não é a toa que os EUA, Canadá e Reino Unido são os países com maior número de participantes”, casualmente são os que mantêm mais tropas de ocupação no Iraque e Afeganistão.
Facebook é um projeto bem financiado, por trás dele encontra-se um grupo de capitalistas de risco de Silicon Valley, com uma clara e definida ideologia que refletem em seu portal e esperam difundir pelo mundo. Como PayPal, é uma experiência social, uma expressão de uma classe particular de neoconservadores. No Facebook pode-se ser tão livre quanto se queira, sempre que não importa sofrer um bombardeio de publicidade das maiores marcas do mundo. Como no caso de PayPal, as fronteiras nacionais são coisa do passado. 
Ainda que o projeto fosse concebido inicialmente pela estrela das capas nos meios de comunicação, Mark Zuckerberg, a verdadeira pessoa por trás do Facebook é o capitalista de risco e filosofo futurista de Silicon Valley, Peter Thiel. Apenas três membros integram o conselho do Facebook, são Thiel, Zuckerberg e um terceiro investidor chamado Jim Breyer, de uma empresa de capital de risco chamada Accel Parteners. Thiel investiu 500.000 dólares quando os estudantes de Harvard Zuckerberg, Chris Hughes e Dustin Moskowitz foram visitá-lo em São Francisco, em junho de 2004, pouco depois de lançar o site. Dizem que Thiel possui, atualmente, 7% do Facebook, o que corresponde a um bilhão de dólares. 
Thiel é geralmente considerado em Silicon Valley e no cenário do capital de risco dos EUA como um gênio liberal, no sentido econômico do termo. É co-fundador e presidente do sistema bancário virtual PayPal, que vendeu o EBay por 1,5 bilhões de dólares, embolsando pessoalmente 55 milhões. Também dirige um fundo de risco de 3 bilhões de dólares chamado Clarium Capital Management e um fundo de capital de risco chamado Founders Fund.
A revista Bloomberg Markets recentemente o chamou de “um dos gerentes de maior êxito no ramo de fundos de risco do país”. Ganhou dinheiro apostando no aumento do preço do petróleo e predizendo corretamente que o dólar se debilitaria. Ele e seus colegas de uma riqueza insultante de Silicon Valley foram qualificados recentemente como a “máfia de PayPal” pela revista Fortune, cujo jornalista também assinalou que Thief tem um assistente uniformizado e um automóvel McLaren de 500.000 dólares.
Mas Thiel é mais do que um capitalista astuto e avarento. É um filosofo futurista e um ativista neoconservador. Graduado em filosofia em Stanford, é coautor de um livro de 1998 chamado “O mito da diversidade”, um ataque detalhado à ideologia progressista e multicultural que dominava em Stanford. Afirmou que a “multicultura” supunha uma diminuição das liberdades individuais. 
Quando estudante de Standford, Thiel fundou uma revista de direita, que ainda existe, chamada The Stanford Rewiev. É também membro de TheVanguard.org, grupo de pressão neoconservador que opera na Internet e que foi estabelecido para atacar MoveOn.org, grupo de pressão progressista que trabalha na rede. Thiel se autodenomina “muito liberal”, na expressão econômica do termo.
TheVanguard é dirigido por Rod D. Martin, um filosofo capitalista consideravelmente admirado por Thiel. 
Resumo do seu site na Internet a seguir dá uma idéia de sua visão do mundo: “TheVanguard.org é uma comunidade on-line de norteamericanos que acreditam em valores conservadores, o livre mercado e o governo limitado como o melhor meio de levar esperança e cada vez mais oportunidade a todos, especialmente aos mais pobres entre nós. Seu objetivo é promover políticas que redesenhem os EUA e o planeta”. TheVanguard descreve suas políticas como “reaganista/thatcherista”. A mensagem de seu presidente diz: “Hoje ensinaremos a MoveOn, Hillary e aos meios da esquerda algumas lições que nunca imaginaram”.
Claramente, o Facebook é outra experiência supercapitalista: pode se ganhar dinheiro com a amizade? Podem se criar comunidades livres de fronteiras nacionais e depois vender-lhes Coca-Cola?
O terceiro membro do conselho do Facebook é Jim Breyer. É sócio da empresa de capital de risco Accel Partners, que investiu 12,7 milhões de dólares no Facebook em abril de 2005. Membro também do conselho de gigantes norteamericanos como WalMart, de reconhecida trajetória de abusos trabalhistas, e Marvel Entertainment. Também foi presidente da Associação Nacional de Capital de Risco (NVCA).
Este é o tipo de gente que provoca muitos dos acontecimentos econômicos dos EUA porque investem nos novos jovens talentos, os Zuckerberg e gente do tipo. A mais recente ampliação de capital do Facebook foi dirigida por uma empresa chamada Greylock Venture Capital, que investiu a soma de 27,5 milhões de dólares. Um dos principais sócios da Greylock chama-se Cox, outro ex-presidente da NVCA, que também está presente no conselho da In-Q-Tel.
O que é In-Q-Tel? Bem, acreditem ou não (e comprove no seu site de Internet), é a ala de capital de risco da CIA. Depois do 11 de setembro, a comunidade dos serviços de inteligência ficou excitada tanto com as possibilidades de novas tecnologias e das inovações que estavam ocorrendo no setor privado, que em 1999 estabeleceu seu próprio fundo de capital de risco, In-Q-Tel, que “identifica e associa-se com companhias que desenvolvem tecnologias de vanguarda para ajudar a levar essas soluções para a CIA e a comunidade de inteligência dos EUA para executar suas missões”.
O departamento de defesa dos EUA e a CIA amam a tecnologia porque facilita a espionagem. “Temos que encontrar novas formas de dissuadir novos adversários”, disse o secretário de defesa Donald Rumsfeld em 2003. “Temos que dar o salto para a era da informação, que é o fundamento critico de nossos esforços de transformação”, acrescentou. O primeiro presidente da In-Q-Tel foi Gilman Louie, que prestou serviços no conselho da NVCA com Breyer.
Outra personagem chave na equipe da In-Q-Tel é Anita K. Jones, ex-diretora de pesquisa e desenho da defesa para o departamento de defesa dos EUA e, junto com Breyer, membro do conselho da BBN Technologies. Quanto Jones deixou o departamento de defesa dos EUA, o senador Chuck Robb lhe fez a seguinte homenagem: “Ela juntou as comunidades da tecnologia e de operações militares para desenhar planos detalhados para sustentar o domínio dos EUA no campo de batalha no próximo século”.  Fonte: http://anncol-brasil.blogspot.com.br/2012/04/quem-esta-por-traz-do-facebook-o-portal.html

Com certeza é um universo fascinante, mas, se não forem bem utilizadas, as redes sociais podem se transformar num grande problema para o internauta ingênuo e incauto.



Você está sendo vigiado e é você quem está dando os seus dados por livre e espontânea vontade, e não tem idéia do que fazem com eles. Saiba mais nos links:

Facebook admite que guarda fotos excluídas por usuários
http://tecnologia.ig.com.br/facebook-...

5, 4, 3, 2, 1... Desativar humanos:
http://revistaalfa.abril.com.br/tecno...

Cientistas esperam criar Deus:
http://diariodovale.uol.com.br/notici...

Silicon Valley tycoon embraces sci-fi future:
http://www.msnbc.msn.com/id/40823969/...

Canais da Singularity University (financianda por Peter Thiel, um dos donos do facebook e o futurista citado no vídeo sobre o propósito oculto do facebook):

http://www.youtube.com/user/Singulari...

http://www.youtube.com/user/singulari...

Cientista implanta chip no próprio corpo e prevê mudanças na educação:
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/...

Palestra do Prof Gregor Wolbring -- Novas tecnologias : oportunidades e ameaças:
http://saci.org.br/index.php?modulo=a...



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INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
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Redes sociais e seus malefícios.
Uma pesquisa revelou que o brasileiro perde mais de 40 horas  mensais em redes sociais. Fato que revela o uso indiscriminado do tempo. Uma semana de trabalho de 8 horas por dia num auto-engano! Pessoas criam perfis virtuais cheios de mentira e ficam fingindo uns aos outros.

Vale  ressaltar que as pessoas são levadas a pensar que suas vidas são chatas e monótonas quando veem as fotos de seus amigos em viagens, passeios, shopping center, no baile, na praia, em baladas ao redor de uma mesa cheia de bebida (Vidas vazias); e ficam pensando assim: nossa como minha vida é chata, nunca saio ou curto assim a vida! Acabam, por fim, ficando triste ou se lamentando!

As pessoas estão usando as redes sociais de uma forma inadequada que está imbecilizando o coletivo. Às vezes, alguém posta um comentário inútil e outros ainda aumentam a parvoíce! Quanta idiotice!
Outro aspecto a ser visto é que pessoas mal- intencionadas podem angariar informações pessoais e /ou fazer ataques maldosos, além da perda da privacidade. 

Do exposto,  se fizermos um cálculo simples, uma pessoa que gasta 15 minutos diários estará a desbaratar semanalmente 1h 45 minutos. Em 30 minutos diários, por semana, gastará 3h 30 minutos e assim por diante! Dá pra estudar, lavar louça, roupa e ainda o banheiro com esse tempo despendido! 


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Os malefícios do uso em excesso de redes sociais da Internet

W. Gabriel de Oliveira - Marketing, Comunicação e Gestão com foco em Tecnologia, Meios Digitais e Seres Humanos

Recentemente fui convidado pela Adital para tecer algumas palavras sobre os malefícios do uso exagerado de Redes Sociais da Internet. A entrevista pautou uma pesquisa da Academia Americana de Pediatria que apontou a depressão como umas dasconsequências. Sobre esse prisma, contribuí à discussão levantando características próprias dos jovens que facilitam esse comportamento, mas abordando também a responsabilidade compartilhada dos pais e da mídia sobre a formação dessas pessoas. Apesar de minha especialização não ser em psicologia, mas em marketing e educação, tomei dos meus estudos acerca de mídia, comportamento do consumidor e educação para construir minha opinião de que os tutores desses jovens devem ser os alicerces de suas formações, mas que isso não retira a responsabilidade dos produtos midiáticos, que devem oferecer disponíveis e acessíveis ferramentas para acompanhamento dos tutores sobre seus jovens.
Caso se interesse pela matéria completa, produzida pela jornalista Camila Maciel, basta acessar aqui o portal da Adital e ler a matéria “Redes Sociais: pesquisas apontam que uso em excesso pode causar depressão”.
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Benefícios e malefícios das redes sociais
Benefícios 
-Proporcionar melhor comunicação com familiares e amigos. 
-Estimular maior envolvimento comunitário 
-Proporcionar a colaboração mútua e a troca de ideias entre os participantes. 
-É um recurso muito bom para otimizar os contatos, os relacionamentos afetivos, sociais e profissionais. 
-Maior acesso a diversos tipos de informações, inclusive sobre saúde. 
-Algumas empresas utilizam perfis em redes sociais como fonte de infomações sobre candidatos e empregos. 

Embora possua muitos aspectos positivos, a Internet em especial as redes sociais também possuem vários franquias aspectos negativos. Um grande problema causado por essas redes é o isolamento social do individuo. Por conta das muitas horas de acesso diário e das varias funções atrativas por elas apresentadas, seus usuários acabam adquirindo um certo vicio que além de tudo, atrapalha no rendimento pessoal e profissional da pessoa. 
Entre as redes sociais, as mais populares são o Facebook, o Twitter, o Orkut e o MSN. São nelas também, que ocorrem grande parte dos ultrajes à integridade dos usuários.


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