segunda-feira, 7 de maio de 2012

* E cadê as mulheres como cabeças de chapas das eleições municipais?

Tantos reboliços pré eleitoreiros, tantas disputas por espaços de candidaturas e não se ver mais mulheres concorrendo. Não sei o motivo disso, pois o Brasil é cada vez mais feminino, revela estatística. Veja o que encontrei no blog de Fernando Rodrigues:
"Artigo publicado na última edição da revista “Campaigns & Elections” afirma que o eleitorado feminino será “determinante” na eleição para prefeitos deste ano. Um dos motivos é que as mulheres têm “relação próxima com os temas da cidade”, enquanto os homens teriam mais afinidade com “temas macro”.
Outro motivo é a vantagem numérica. Ao passo que o voto feminino completou 80 anos no Brasil em 2012, as mulheres também se tornaram a maioria do eleitorado. São 71,6 milhões (52% dos eleitores) contra 66,1 milhões de homens eleitores (48%), segundo os dados mais atuais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referentes a marco de 2012.
Apesar disso, as mulheres ainda estão longe de ser maioria dos políticos com mandato no país. No mesmo nº da revista, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) observa que “as mulheres são 52% do eleitorado brasileiro, mas as deputadas federais apenas 9% da Câmara, as senadoras 10% e as deputadas estaduais, em média, têm presença de 12% nas Assembleias Legislativas”.
Diante do quadro de minorias de mulheres nos Poderes Legislativos, acho que o Movimento Feminista está frágil e maioria das mulheres não se importam com as lutas de igualdade de gênero ou de tomada do poder em prol de um matriarcalismo! 
Diante do número de mulheres eleitoras, será que as mulheres não poderiam ser maioria numa Câmara de Vereadores nessas eleições municipais de 2012?
E o que mais me deixa abismado é que pouco se houve falar em nomes femininos para canidaturas ao cargo de Prefeito (prefeita). Em Palmares (PE), por exemplo, não se fala em nome de uma mulher para prefeita, algo que mudaria o quadro político atual, pois como no território nacional, em nosso Município maioria dos eleitores são do sexo feminino.
Será que as mulheres votariam numa mulher para Prefeita? (ninguém questionou se homens prefeririam votar em mulheres, quando as mulheres não podiam votar nem se candidatar e hoje elas podem e são maioria).
Se tomarmos como base as eleições de 2008 em Palmares, constataremos que mulher não vota em mulher porque senão, diante da maioria feminina entre o eleitorado, atualmente o nosso Poder Legislativo seria maioria de mulheres (atualmente temos 6 Vereadores e 4 Vereadoras). Creio chegar oportunidade agora na eleição de 2012 as mulheres mostrar força e decidir principalmente sobre as necessárias mudanças políticas que todos os cidadãos anseiam!



Nenhum comentário:

Postar um comentário