quarta-feira, 20 de julho de 2011

* MEC pretende ampliar oferta de bolsas para doutorado no exterior

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que pretende dobrar até 2014 o número de bolsas de doutorado sanduíche para estudantes brasileiros no exterior. Por essa modalidade, o aluno cursa parte da especialização em instituição estrangeira e retorna para concluir o doutorado no Brasil. Em 2011, segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), serão ofertadas 2,8 mil bolsas e a expectativa é chegar a 7,6 mil até 2014.

O aumento do número de bolsas será possível em função de uma mudança nas regras para concessão. Antes, apenas cursos com nota acima de 5 (em escala de 1 a 7) recebiam uma cota que podia ser utilizada por até três estudantes em um período de quatro meses. Agora, os programas de doutorado com notas de 3 a 7 podem se candidatar para receber até duas cotas.

Antes de enviar a candidatura à Capes, o candidato à bolsa precisa apresentar a documentação necessária à coordenação do programa de pós-graduação, que designará uma comissão para analisar as propostas e escolher os alunos aptos a participar. A lista dos documentos necessários e as regras do programa estão disponíveis na página da Capes na internet.

* Iphan promove encontros para capacitação de gestores

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e o Programa Monumenta realizaram encontros de capacitação dos gestores e conselheiros dos Conselhos Curadores dos Fundos Municipais de Preservação, em Laranjeiras -SE e Penedo -AL. Os encontros, que contaram com o apoio das Superintendências do Iphan, unidades do Monumenta e Prefeituras locais, ocorreram no Centro de Informações Turísticas de Laranjeiras e na sede da Prefeitura de Penedo, respectivamente.

A capacitação visa a instrumentar os membros do Conselho para atuar como executores das tarefas relacionadas ao Fundo Municipal, propositores e fiscalizadores das ações de preservação do patrimônio cultural, demandas que surgirão para esses Conselhos após o encerramento do Programa Monumenta. Outro objetivo é ouvir, dos conselheiros, as dificuldades e obstáculos encontrados para por em funcionamento o Fundo Municipal de Preservação, a fim de aperfeiçoá-lo e, em conseqüência, torná-lo mais efetivo.

Nas duas cidades, fez-se um balanço da atuação do Monumenta e foram mostradas informações sobre a situação atual do Fundo, sua organização, suas fontes de recursos e as atribuições de seus membros, além de sensibilizar os conselheiros sobre a importância de terem um papel ativo na fiscalização das ações de preservação realizadas pelos entes locais.

Em Laranjeiras, reunião que contou com a participação da Superintendente do Iphan em Sergipe, Terezinha Oliva, destacou-se o interesse dos presentes em reorganizar de imediato o fundo e, num prazo maior, estudar a possibilidade de fusão com o Conselho Municipal de Política Cultural, a fim de garantir maior representatividade ao Conselho Curador do Fundo e evitar sobreposição entre as atribuições de ambos.

Em Penedo, os conselheiros as regras da contribuição municipal ao Fundo, o papel da Prefeitura na redução da inadimplência na ação de imóveis privados e as condições do novo financiamento, no âmbito do PAC Cidades Históricas.

A Caixa, parceira do programa, participou com seus gerentes locais, o que foi de valia para estabelecer os acordos necessários para a gestão futura do Fundo, como a regular prestação de contas a ambos os Conselhos.

Esses encontros têm ocorrido nas cidades que participaram do Monumenta, e prosseguirão até o fim de 2011.

* Preparatório para Concursos traz novidades na Internet

O Portal Educação lançou, no dia 14 de julho, a sua mais nova área do conhecimento: Preparatório para Concursos. Essa novidade tem como objetivo principal ajudar as pessoas a passarem em um concurso público e, para isso, o Portal utiliza todo o seu conhecimento e tecnologia a favor do aprendizado do aluno.

A nova área (www.portaleducacao.com.br/concursos) oferece editais nacionais, regionais e municipais com um sistema de busca que facilita ao usuário encontrar o concurso desejado. Além disso, o site ainda conta com simulado on-line para o “concurseiro” testar seus conhecimentos e há também simulados comentados por disciplina, nos quais os alunos participam de um ranking dos melhores alunos mais bem pontuados.

Preparatório para Concursos apresenta ainda uma agenda com todas as datas importantes que o concurseiro precisa saber como abertura e encerramento de inscrições, datas de provas, etc.

Estão sendo oferecidas dezenas de cursos em várias áreas cobradas pelos editais. O site oferece cursos por disciplina, por assunto e também por editais. O grande diferencial do Preparatório para Concursos também está na transmissão ao vivo de Plantões Tira-Dúvidas. Semanalmente o site transmitirá ao vivo um plantão tira-dúvidas sobre o assunto estudado durante a semana. Caso o aluno tenha perdido a transmissão, poderá assistir a gravação que ficará disponível posteriormente.

Portanto, tudo isso permite que o aluno estude onde ele estiver, com mais economia e na hora em que lhe for mais conveniente. Com tanta coisa boa e com a qualidade do Portal Educação, fica mais fácil passar em um concurso e conseguir destaque na carreira pública. Mais informações no site www.PortalEducacao.com.br/Concursos ou no 0800 707 4520.

* Segundo Festival Literatura em Vídeo

Extraído do PublishNews:
Destinado a alunos e professores de ensino fundamental II e ensino médio, o 2° Festival Literatura em Vídeo tem como objetivo incentivar o hábito da leitura de maneira divertida e estimular a criatividade a partir da adaptação de obras literárias para a produção audiovisual. São várias as categorias e as inscrições podem ser feitas até o dia 14 de novembro. Os melhores vídeos serão escolhidos por um júri popular e outro técnico. O regulamento completo e outras informações sobre o festival estão disponíveis no site http://www.literaturaemvideo.com.br/ . A organização é da Abril Educação, MTV e produtora Mixer. Além de prêmios, o melhor vídeo apontado pelo júri técnico será exibido pela MTV.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

* ♥LIMITES♥

Não existe dificuldade que o amor não supere;
nem doença que o amor não cure;
nem porta fechada que o amor não a abra;
nem águas que o amor não construa uma ponte;
nem parede que o amor não derrube;
nem pecado que o amor não perdoe.
Você toca meu coração como nenhum outro poderia
Você pode sentir a magia que o nosso amor proporciona

Vanessa Penteado

* DO CONSUMISMO

Acima da fome
mundo vasto mundo.

...Abaixo da fome
um poço sem fundo.

A fome não passa,
a fome só grassa.

Fred Caminha

* RUAS QUE ME ENCANTAM

Rua da Soledade
Rua do limão
Rua do Esconde Negro
Rua da Viração.
... Frei Caneca lembra confederação
13 de maio, abolição
na Antonio Becco, deveria ser Zumbi
pois é lá que repousa a Força dos Palmares.
Da rua Aurora à praça da Luz
é um passo nos descompassos da vida
dos Paranhos são praças e
avenida dos coronéis das antigas.
Rua do Galo, igual nome não há
Engole homem também.
Mas nome de praça de poeta também tem
Luiz Berto tá lá pra todo mundo vê
é só subir a Viração e ao lado também tem
rua do Limão e mais adiante do Araticum
por que não?
Praça Santo Amaro mais antiga não há
Maurity pode visitar e é lá que o poder está!
Outras ruas mudaram de nome
mas foi na ruas dos Tocos que
floresceu o canto do modernismo brasileiro
Ascenso há de confirmar
parabéns, Palmares
nomes de ruas no Brasil, tão bonitas não há!

José Valter Ferreira

* "Escrever por essência"

"Escrever por essência...
Escrever por opção...
Escrever por natureza seguindo o ciclo da criação.
...Onde o ser é a base de sua própria construção.
Escrever por essência...
Escrever por opção...
Escrever por motivos guiados pelo coração.
Onde atingimos o êxtase em qualquer estágio de correlação.

Escrever por essência...
Escrever por opção...
Escrever por destino a procura da vocação.
Onde encontrarmo-nos tende a ser a nossa única salvação.

Escrever por essência...
Escrever por opção...
Escrever num mundo de enganação.
Onde nada faz sentido a não ser a emoção.

Escrever por essência...
Escrever por opção...
Escrever talvez por obrigação.
Onde escrever é nossa última aparição.

Quando a ida é a volta, quando o destino é dúbio, quando nada mais faz sentido a não ser a catarse de ver as letras correndo o papel.
Um momento mágico, onde só o escritor conhece a essência por definição".

© Marcia de Cassia Ribeiro Malucelli

domingo, 17 de julho de 2011

* O PAPEL


Olhei-o de uma só vez,
Lá estava ele, branquinho...
Atirei-lhe os sentimentos,
...Tornei-o vivo.
Já não era vazio.
Enchia-me os olhos -
Lá estava o pensamento.
Seu papel, seu destino,
Fôra para sempre destinado
Com um poema carimbado.


(Cecília Villanova)

* Adriana Janaina Poetisa


No grupo da nossa COLMÉIA do Facebook uma poetisa talentosa e sensível nos brinda com seus versos e mensagens. Eis algumas:

"A alma que carrega poesia

é feito a flor que nasce no mundo,
não importa onde esteja,
é sempre perfumada..."


(Flor/ Adriana Janaína Poeta)


"Temos que semear e lutar pela paz, todos a nossa maneira, com arte, palavras, ações e pensamentos. Elevar o espírito, dar um significado maior para a existência, e iniciamos isso no nosso dia a dia. Paz para o mundo."



(Adriana Janaína Poeta)

"El poeta es el inconsciente de la palabra,

un corazón tallado en verso,
el viajero solitario..."


(El viajero solitario/ Adriana Janaína Poeta)







"Talvez a vida seja um sonho,

uma nuvem,
o luar,
o vento que passa,
um perfume,
...o mar,
um desafio e uma prova,
algo que nos forja,
nos testa como a um metal precioso..."


(Alva/ Adriana Janaína Poeta)
 
No profile dela escreveu algumas dicas:
 
"Poeta, escritora, fotografa. Nasci no Rio de Janeiro. Escrevo desde os nove anos de idade, publiquei em 1996 o livro Iniciacão ao Tao pelo I Ching. Escrevo poesias, ficcão, romance, histórias infantis, contos e crônicas sobre o cotidiano. Divulgo meus trabalhos através de diversos blogs, publico artigos, poesias e fotos em revistas na Itália (Montparnasse Cafe), Argentina (Psykhè) e Holanda (Circumplaudo), entre outros.


Poet, writer, artist, photographer. I was born in Rio de Janeiro. Writing since the age of nine, in 1996 published the book "Introduction to the Tao I Ching". I write poetry, fiction, romance, children's stories, short stories and essays on everyday life. Disseminating my work through various blogs, publish articles, poems and pictures in magazines in Italy (Montparnasse Cafe), Argentina (Psykhè) and Holland (Circumplaudo), among others.

Ler mais: http://www.myspace.com/adrianajanainapoeta/blog "

* EU NÃO TENHO COR


Eu não tenho cor;
Eu tenho identidade.
Eu busco a liberdade,
...Desde os meus antepassados.
Constantemente açoitados,
Sofrendo sem merecer.
A cada amanhecer
Vivendo no fio da esperança.
E hoje, que seria a bonança,
Eis que o preconceito domina.
Até parece uma sina,
Viver sob o julgamento;
Tratado como escremento
De uma sociedade.
O mapa da crueldade,
Assolando noite e dia,
No tom da hipocresia,
Vagando pela história.
Alastra-se na memória,
O rótulo maldoso.
Caminho venenoso
Que parece nunca findar
Mas vale a pena lembrar
Do rei Zumbi dos Palmares,
Que fez ecoar pelos ares
O gosto da libertação.
O anseio por revolução,
A luta tão verdadeira.
Salve a capoeira,
O jongo e sua dança;
Salve toda a festança
Dos ritos do maracatu.
Salve o gonguê, o Ilu,
Cortejos pedindo espaço
Beleza da Dama do Paço
Respeito ao candomblé
Os rituais do afoxé
Derrubando o preconceito.
Só revendo conceito
Vale a pena ser feliz.
Salve São Luís,
Tambor de crioula em evidência.
Salve toda a essência
Dos tambores do Rio de Janeiro.
Tambores em solo mineiro,
Muzenza ensurdecedor,
Nas ruas de Salvador,
Tom religioso e profano.
Batuque pernambucano
No som do Leão Coroado
Alfaias no Baque-Virado
Batida afinada e guerreira.
Olinda subindo a ladeira
Também com sua rotina
Salve o tambor de Mina
Quilombos de todo o Brasil
De um povo que construiu
A luta contra a peçonha
Salve o negro que não se envergonha
De sua tão bela estrutura
E que nessa vida tão dura
Vive com dignidade
Derruba a ansiedade
Dizendo com todo o vigor
“Eu não tenho cor.
Eu tenho IDENTIDADE!”


(André Agostinho)