quinta-feira, 4 de outubro de 2012

* A História se repete e a Cultura continua desprezada!

Em 2008/2009, quando a Rede Social Facebook não era tão usada em Palmares, e já era usuário dela, além de outras (sempre estive ativo nas novidades na web, além de manter blogs e sites como administrador do Jornal O Olho e da Colméia Das Letras), comentei como as campanhas eleitorais se tornaram de mal gosto em Palmares. 
Critiquei os slogans pessimistas e de cunho opressor. E vejo que não adiantou criticar. Faltou sensibilidade de criatividade ao se repetir coisas anteriores.
Não estou aqui fazendo alusão a favor nem contra esse ou aquele candidato. Mas falo de usar símbolos de repressão: Em 2004 o povo escolheu um candidato que usava como símbolo um NÓ (nó aperta, é símbolo de forca, de amarramento, portanto uma repressão;
um é um método de apertar ou segurar um material linear como a corda por amarração e intrelaçamento.). 
 Foi ano quando houve polarização entre o NÓ e a MOENDA (Nome genérico dado a todo instrumento que mói; mó, moinho; Ação de moer ou triturar; moedura, moagem). 
O NÓ aperta e a moenda esmaga. Dois símbolos negativos que não expressam mensagens de bem comum, mesmo tendo uma mensagem bonita da coligação de Fernando Carvalho falando sobre uma CORRENTE DO BEM! Mas os eleitores escolheram votar no que apertava, o NÓ!
Em 2008 novamente o poder econômico ativou o símbolo da MOENDA que ganhou o pleito. E naquela coligação vi gente metida a intelectual, professores e outros profissionais de perfil instruído, estimulando o povo a moer. Moer é esmagar, transformar em bagaço como diz o popular. Queriam mesmo moer, esmagar um Município? Coisas que o povo não pensa, não raciocina porque é levado pela folia, pelo barulho mais ensurdecedor, caos politiqueiros que nossa gente está senso levado. Mesma gente que era levada a seguir um bloco de nome POEIRA (povo que gostava se ser chamado "poeira" que para o bom entendedor é o que se joga fora, resto, lixo que se varre, mas se divertia e adorava).
 Mas o que esperar de um povo que não tem educação e cultura desenvolvidas? Na realidade o poder dominante poda o Movimento Cultural porque quer o povo assim fácil de ser controlado, sem raciocinar sobre os símbolos e é levado por qualquer folia. Campanhas eleitorais que se polarizaram, se perderam nas folias, deixando de lado as propostas desenvolvimentistas que não são mais tão analisadas pelos eleitores levados pelo marketing ensurdecedor do candidato que fizer mais barulho transformando nossos ouvidos em penicos!
No pleito atual vejo que maioria dos Partidos que defendia MOER PALMARES, está noutra coligação defendendo o 40, que aglutina a turma do NÓ, outra turma que defendia A PAZ em idos de 1988, 1996, 2000. Eles era opositores e agora se pacificaram. Mas a baderna continua pelo estilo de campanhas e dizem que querem DESATIVAR A MOENDA do Prefeito.
O 40 que foi atado pelo NÓ, tomou como base o símbolo do Professor (e esperávamos que educasse nessa campanha, porém muitos artifícios mal educados foram usados nesses 3 meses, principalmente nas mensagens ensurdeceras dos carros de sonorizações desrespeitando Leis contra poluição sonora). O 12 da moenda pede para continuidade da administração e continua mandando os eleitores moer, também fazendo muito barulho nas ruas (polarização forçada através do barulho e das folias entre o 12 e o 40 e os ouvidos dos cidadãos eles não assumirão tratamentos das futuras enfermidades auditivas derivadas dessa poluição).
Porém este ano temos outras opções: o 21 comunista teimando num discurso porta a porta querendo convencer que será o único limpo e reformador político administrativo; o 17 antes defensor do NÓ e agora com discurso defendendo liberdade; e o 31 com discurso em prol da união comunitária e desenvolvimento sustentável.
Hoje, último dia para Comícios e barulhos nas ruas, ouvimos carros de sonorizações conclamando eleitores para sair de laranja (cor do 12), de vermelho (cor do 40), de amarelo (cor do 31) e de azul (cor do 17). O 21 pede o branco, cor da paz, como ele se vestiu no dia do debate, colocando apenas uma gravata vermelha por ser do PCB (uma surpresa levada pelo uso do vermelho pelo 40, não restando outra opção para o 21).
No final, tudo faz parte do mesmo arco íris das disputas políticas que futuramente não sabemos quem estará junto ao outro, pois as surpresas surgem como ocorreu este ano quando grande parte da turma do NÓ se juntou à maioria das lideranças partidárias que em 2008 apoiaram e fizeram parte do Governo da MOENDA!
Restam aos eleitores as escolhas ao analisarem onde estão as boas intenções, os oportunismos e dividir os falseadores dos sinceros honestos. Mesmo sendo muito difícil ao ler e ouvir as propostas dos discursos e programas de propostas de governos. Todos se dizem defensores do povo e mostram "boas intenções".
Mas governo é como casamento, só sabemos se será bom ao conviver. E campanha é igual a namoro, quando os casais apenas querem agradar uns aos outros! 
O leitor analise onde há reais casamentos e onde há promíscuos "swings partidários"! Porém há gosto para tudo. Quem tem estômago que aguente!
Nunca antes Palmares (PE) teve essas variadas opções! Mas infelizmente impera o poder econômico que manipula a escolha dos eleitores encomendando pesquisas indutoras do voto e a exploração da carência da miséria do povo carente de educação, cultura e de emprego e renda (principalmente o desemprego é importante nesses momentos de angariar votos e por este motivo as propostas de emprego e renda são relegadas ao esquecimento, não incentivam projetos que libertem o povo da miséria, somente dão prioridades aos programas clientelistas e mantenedores do atrelamento da nossa gente carente às máquinas governamentais, como o BOLSA FAMÍLIA e outras politicagens populistas).
Mas as pesquisas direcionam os eleitores para escolher entre o 12 da MOENDA e o 40 que abriga os que defenderam o NÓ! Novamente eles se digladiam!
Mas esse pleito eleitoral 2012 serviu para as máscaras caírem. Infelizmente poucos eleitores vêem que máscaras são essas! Mas quiseram assim mesmo, por este motivo desprezaram tanto a cultura que faz o povo pensar e questionar! 
"Esse não é meu reino!"
"Pai! Perdoai esses que não sabem o que fazem!"
 Jaorish 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário