domingo, 7 de outubro de 2012

* O voto sóbrio e coerente



Corrupção não é somente roubar, desviar verbas públicas. Inicia com a mentira, o conluio com políticos desonestos e que levaram governos à falência. Corrupção começa com falácias de projetos impossíveis e nas promessas não cumpridas.
Eleição não envolve analisar somente o nome de algum candidato em jogo, mas toda equipe de campanha eleitoral que com certeza futuramente fará parte do Governo. 
Observe bem não somente a vida pretérita do seu candidato, mas também de quem o acompanha. 
Analise se há coerência na união de Partidos que formam a coligação do seu candidato. 
Não contribua para eleger balaios de serpentes que futuramente vão querer devorar umas as outras e o povo de sobremesa!
Analise também os demais candidatos aliados, pois o prefeito não governa sozinho. Verifique se eles já estiveram envolvidos em algum escândalo ou outro tipo de crime.
Observe se na proposta do Programa de Governo do seu candidato se há promessas muito fantasiosas. Esse tipo é o mais perigoso (há candidatos que prometem obras que não realizarão em 10 anos), não se encante com belas palavras e panfletos bonitos.
Questione o candidato sobre as medidas que irá adotar para cumprir sua promessa, pois prometer é muito fácil.
Busque informações sobre o candidato na internet. Os site do TRE, TSE e outros de notícias podem ajudá-lo a conhecer um pouco mais sobre o possível futuro prefeito.
Há candidatos a vereador que expôe projetos de Prefeito. Esses que não sabem o significado de um mandato legislativo e propôe projetos que são de ação do Poder Executivo (Vereador nunca fará uma praça, nem Hospital e nem asfaltará sua rua; legislar é cuidar do cumprimento do que foi prometido na campanha e fiscalizar o trabalho do Poder Executivo; legislar é criar e aprovar Leis, Emendas e exigir cumprimento da Constituição e intervir a favor das comunidades carenes).
E se você cobra Ética dos Políticos, seja o primeiro a ter Ética, não vendendo seu voto!
Use seu voto como arma de mundanas sociais em prol do desenvolvimento sustentável.
O voto não tem preço. Voto tem consequências que durarão 4 anos e a vítima do voto mal feito será você e toda sua comunidade!
 A sabedoria de uma idosa me repassou certa vez que entrar na política é igual a
mergulhar num lamaçal. E essa afirmação foi há muito tempo!
Cuidado com quem se candidata e ao invés de conquistar votos com propostas, reserva mais tempo a falar da vida dos opositores. Há um aforismo popular que diz, "quem joga fezes nos semelhantes é o primeiro a se sujar!"
Observe se o candidato usa expedientes desonestos durante a campanha, tais como compras de votos através de repasses de favores. Esse tipo de candidato fará de tudo para se ressarcir do que gastou na campanha, através de desvios das verbas públicas. E você sabe que quem sustenta o poder público são nossos impostos!
Cuidado com quem gasta muito em campanhas eleitorais. São candidatos comprometidos com grandes empresários que depois sugarão os cofres públicos em troca desses respasses financeiros nas campanhas eleitoras.
Quem se elege para cargos públicos se torna um servidor do povo porque é pago com verbas provindas dos nossos impostos. Mas existem políticos que não aprendem isso e após eleitos tratam mal as pessoas, se tornam truculentas mudando totalmente o jeito de agir sob a influência da vaidade e megalomania. Esquece que está no cargo por um periodo de um mandato passageiro.
Há quem diga que tudo terminará no dia da eleição. Discordo. Domingo dia 7 de Outubro será apenas o início de outro capítulo do thriller tragicômico de mais uma etapa eleitoral (logo após as eleições iniciam novas campanhas)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário