segunda-feira, 25 de julho de 2011

* Um desabafo de hoje, DIA DO ESCRITOR


Enquanto na Antiguidade o dom de escrever era considerado dádiva divina e os escritores respeitados a ponto de serem como semi deuses, numa época que poucos sabiam ler e escrever, atualmente a degeneração da escrita é chocante.


Na Antiguidade uma casta superior de seres que sabiam ler e detinham ass...im o poder (conhecimento é poder), manipulando o povo. Atualmente, mesmo com campanhas de alfabetização, muita gente sabendo ler, não há uma acurada dedicação à qualidade do que se produz.


Com a popularização da escrita e da leitura veio banalização do que se publica.


Enquanto na Antiguidade quando surgiu a escrita e a imprensa se divulgava mais textos religiosos e filosóficos, registros históricos e Literatura erudita, atualmente publicam-se textos pornográficos e há culto de uma literatura underground entremeada de palavras de calão sem formais bem elaborados.


Se isso o que vivemos hoje de Civilização, com certeza estamos entre na mais baixa colocação entre o que a Humanidade produziu se levar em conta a quantidade do que é publicado.


O progresso tecnológico ficou acima do progresso cultural. Ou seja, o incentivo às artes foi substituído pelo incentivo à mecanização humana.


Minha mãe octagenária, artista, diz que o progresso tecnológico superou o progresso artístico e a erudição do nosso povo (uma programada falta de educação em massa). E vejo nessa afirmativa uma realidade grotesca através da sabedoria da minha mãe.


Há mais incentivos para comprar um eletrodoméstico do que incentivos para comprar um livro (existem quantas propagandas na TV de novos livros lançados no mercado? E quantas propagandas de eletrodomésticos, roupas e sapatos de grifes e outros consumíveis).


Bom seria que essa nossa chamada “civilização” (que a chamo de decadente e putrefata em suas bases consumistas capitalistas que depredam o nosso Planeta) consumisse Arte como consome tantos bagulhos enlatados, plastificados e eletrificados!







Inspirado na observação histórica:


"Os antigos diziam que a escrita é uma dádiva dos deuses.


No egito os escritores eram considerados com dons divinos tendo destaque na hierarquia social mais ainda que os escultores, arquitetos e pintores.


Os árabes sempre valorizaram a escrita e o escritor:


1- Segundo o Alcorão, a primeira palavra que Deus disse ao Homem foi: "LEIA"!


2- Os muçulmanos vêem como uma forma de oração e de religiosidade escrever bem e bonita a forma do nome de Alá e do Profeta Maomé.


Na Índia a escrita foi revelada pelo próprio Deus aos Rishis à qual chamaram Veda, palavra que deriva do verbo Vid que significa ver – compare-se com o verbo latino vídeo e com a palavra ver e era transmitida de pais para filhos por isso também a essa literatura se chama “śruti”, isto é ouvida, transmitida de boca a ouvido. Essa é a escritura revelada. Foram os citados hinos coleccionados em os chamados maṇḍalas ou círculos que são dez ao todo e a totalidade dos hinos soma nada menos que 1028. Juntamente com as outras colecções que dizem respeito respectivamente ao ritual, à música (por serem entoados), à magia e esconjuros (aí encontramos os primeiros elementos de medicina) formam as quatro colecções da literatura sagrada à qual se chamou Veda. É portanto a sabedoria que foi mostrada por Deus."
Completando esse quadro de ignorância politico social à Literatura, próximo ano, como em 2 em 2 anos ocorre em nossa Nação, veremos novamente gastos exorbitantes com publicações gráficas sobre seres nauseabundos que proliferam em propaganda...s ridículas das campanhas eleitorais politiqueiras. Histrionismos de megalomaníacos golpistas! Tantos gastos com publicidade em papel e plástico para o povo pisar pelas calçadas sobre as estampas das fotos obrônicas de muitos falsos seres com propostas que nunca serão cumpridas se assumirem o poder! E pior: a maioria quando consegue eleição não investe em projetos culturais; não investe no enriquecimento e na popularização da nossa Literatura, quanto mais na erudição do nosso povo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário