segunda-feira, 12 de agosto de 2013

* A literatura de cordel é destaque na exposição "(À)Corda o Cordel"

Mostra no Recife exibe influência do cordel na cultura brasileira

"(À)Corda o Cordel" foi desenvolvido por turma de museologia da UFPE.
Exposição pode ser vista no Centro Cultural Benfica, na Madalena.


Exposição (À)Corda o Cordel estará aberta ao público até setembro, no Recife (Foto: Divulgação)Exposição (À)Corda o Cordel reúne 30 obras
(Foto: Divulgação)
A literatura de cordel é destaque na exposição "(À)Corda o Cordel", aberta ao público até 9 de setembro, no Centro Cultural Benfica, na Madalena, Zona Oeste do Recife. Organizada pela turma de 2010 de museologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a mostra apresenta a diversidade desse tipo de arte, que influencia a cultura brasileira.
Estão sendo expostas 30 obras - entre cordéis, esculturas de arte popular, matrizes e quadros de xilogravura, do acervo que pertence ao Centro Cultural Benfica. O local ainda possui cerca de 3.800 folhetos de cordel, que integram a coleção de Marcus Accioly, diretor de Extensão Cultural da UFPE na década de 1970.
"A pesquisa foi muito rica para gente. Tínhamos a sensação de que [a exposição] iria ficar só no cordel tradicional, mas a pesquisa revelou o contrário, que ele é muito presente nos dias de hoje, muito mais do que a gente imagina, mas de uma forma ressignificada, moderna", disse a coordenadora do projeto e professora de museologia da UFPE, Emanuela Ribeiro. A educadora afirma que artes como o grafite e a música já se inspiraram bastante no cordel.
A mostra "(À)Corda o Cordel" também apresenta recursos audiovisuais com representação dos cordéis e expografia conjuntas de 14 alunos.
Serviço
Exposição (À)Corda o Cordel
Até 9 de setembro, das 8h às 17h
Centro Cultural Benfica - Rua Benfica, nº 157 - Madalena, Recife
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário