quinta-feira, 15 de agosto de 2013

* LIVRO REÚNE RESULTADOS DO I CONGRESSO Internacional de Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

LIVRO REÚNE RESULTADOS DO I CONGRESSO

Entre os temas trabalhados, estão a teoria dos Direitos Humanos na perspectiva ambiental, a evolução dos movimentos sociais, e a história e o surgimento da economia verde.

O Congresso Internacional de Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Escola Superior Dom Helder Câmara entre 12 e 14 de setembro de 2012, consagrou-se como um dos maiores eventos da área realizados no país.
Nomes como Carla Amado Gomes, pesquisadora e professora da Universidade de Lisboa (Portugal); Jeffry Wade, professor Universidade da Flórida (Estados Unidos); Jesus Jordano Fraga, da Universidade de Sevilha (Espanha); e Gerd Winter, da Universidade de Bremen (Alemanha); trouxeram grandes contribuições para os debates, cujos resultados podem ser encontrados na publicação ‘Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável’.
Organizada pelos professores Élcio Nacur Rezende e Valdênia Geralda de Carvalho, a obra compila o conhecimento produzido durante o evento, que contou também com a participação de pesquisadores nacionais de destaque, como Cristiane Derani, livre docente pela USP; e Jose Rubens Morato Leite, da Universidade Federal de Santa Catarina; assim como dos alunos e professores do programa de Pós-Gradução em Direito Ambiental da Dom Helder Câmara. A maioria dos textos apresentados no livro, inclusive, é de autoria de pesquisadores do curso de mestrado da Escola.
“Eles discutem os mais importantes princípios e regras do Direito Ambiental, a fim de revelar o contexto jurídico e econômico em que se situa, hoje, o instituto do Desenvolvimento Sustentável”, explica o professor Élcio Nacur. Entre os diversos tópicos trabalhados, estão a teoria dos Direitos Humanos na perspectiva ambiental, a evolução dos movimentos sociais, e a história e o surgimento da economia verde.
“Nossos jovens oferecem seu conhecimento de pesquisadores da matéria, depurado e exposto com os temperos da experiência colhida na vivência acadêmica. É uma obra útil aos estudantes e profissionais do Direito”, completa Élcio.
Os interessados podem adquirir o livro, que marca também o décimo aniversário da Dom Helder Câmara, em estande localizado na recepção da Escola. O valor é R$ 40,00.
II Congresso
O professor Élcio Nacur Rezende e o reitor da Escola, professor Paulo Stumpf, aproveitam a oportunidade para convidar toda a comunidade acadêmica para o II Congresso de Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, que será realizado nos dias 12 e 13 de setembro. Desta vez, o tema geral será ‘Água: bem ambiental mais precioso do planeta Terra’.
“O Direito existe para regular as ações humanas em sociedade, portanto este II Congresso, dentre outros objetivos, destaca as experiências nacionais e internacionais de proteção aos recursos hídricos”, explica a comissão organizadora do evento, formada pelos professores Beatriz Souza Costa, Élcio Nacur Rezende, Émilien Vilas Boas Reis, Franclim Brito e Valdênia Geralda de Carvalho.
Entre as autoridades já confirmadas, estão o jurista espanhol Carlos Francisco Molina Del Pozo, professor catedrático da Universidade de Alcalá de Henares (Espanha); Celso Antônio Pacheco Fiorillo, mestre e doutor em Direito das Relações Socias pela PUC/SP e primeiro professor livre-docente em Direito Ambiental do Brasil; Vladimir Passos de Freitas, mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná; e o navegador Amyr Klink, que ministra a palestra de abertura do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário