terça-feira, 6 de agosto de 2013

* Obra aborda os impactos do abuso digital no ano de 2140

Projeto reúne escritores e outros artistas para contar a história da humanidade no ano de 2140

Iniciativa reflete o impacto da tecnologia, internet e mídias sociais sugerindo tendências de comportamento para nossa sociedade atual


Acaba de ser lançado um novo projeto literário brasileiro que reúne ficção futurista, conteúdo artístico e tendências sociais. Promovido pela marca de vodka Absolut, o ABSOLUT 2140 é uma antologia ilustrada que traz, em quatro livros repletos de referências culturais e visuais, uma ideia da experiência compartilhada pela população humana, no ano 2140, refletindo o impacto da tecnologia, internet e mídias sociais.
A narrativa da série aborda, através da ficção, temas como possíveis impactos que o abuso digital dos dias atuais pode causar na sociedade futura, como por exemplo, a perda de memória recente. ABSOLUT 2140 retrata uma era onde as redes sociais se transformaram em uma “entidade” que controla seus usuários, instituições e governos, comunicação, trabalho e educação. Neste mundo, hábitos passados foram abandonados, recursos naturais são raros e super valorizados.
Vinte escritores contemporâneos brasileiros foram convidados a idealizar o comportamento humano na época em que uma rede social transformou-se em uma entidade a serviço de todos os conectados. A chamada a COM, comandada por seus milhões de usuários, passou a controlar instituições e governos, gerenciando tudo em nível global, incluindo comunicação, trabalho, educação, recursos naturais e controle de enfermidades. Porém, no sétimo dia do sétimo mês de 2140, um vírus letal identificado como “Kinsey” atingiu a COM. Para proteger os usuários, a rede deixou uma última mensagem e se autodesligou. Sem recursos, a população começa a sofrer uma série danos colaterais. O maior deles está relacionado ao arquivamento de dados: noventa por cento da população sofre perda de memória recente. A preocupação dos demais que conseguem lembrar é tentar ocultar essa capacidade.
O pool de escritores foi selecionado por Joca Reiners Terron, poeta e prosador brasileiro, responsável pela edição da série. Em sua lista, estão nomes como Santiago Nazarian, Emiliano Urbim e Ana Paula Maia, que representam a nova geração de talentos da literatura brasileira.
Todo o conteúdo artístico que permeia a narrativa foi editado por David Quiles Guilló, fundador da ROJO. As obras, assinadas por mais de 50 artistas globalmente reconhecidos, representam as principais referências da atual vanguarda cultural nas artes, design, música, arquitetura e audiovisual. Talentos como o americano Momo, o italiano Nicola Verlato e o suíço Zimoun, fazem parte da seleção do primeiro volume.
“ABSOLUT 2140 é uma série com quatro livros gerada pelo conceito de ‘história em estéreo’: existe uma narrativa para ler e um contexto paralelo ilustrado pelas obras de arte. Esses dois mundos se costuram e se completam”, comenta David.
A Absolut Vodka escolheu o Brasil para criar e lançar sua primeira obra no ramo literário por que “o país está vivendo um momento muito interessante no que diz respeito à arte e cultura. Tem se tornado um mercado cada vez mais maduro para receber este tipo de produto”, explica Rafael Souza, gerente do grupo de bebidas Premium da Pernod Ricard Brasil.
A série com quatro livros inéditos terá distribuição gratuita em São Paulo e Rio de Janeiro, e poderá ser encontrado em galerias de arte, lojas conceito, faculdades de artes, centros culturais, bares e restaurantes. Como por exemplo, Carte011, Japonique, Escola São Paulo. E no Rio de Janeiro, Dona Coisa e Zaza Bistrô. O primeiro volume estará disponível a partir de 14 de Maio.

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